Notícias

16.08.19

Usina solar especial está sendo planejada pela China

Com o objetivo de otimizar a coleta de luz do sol, captando-a antes que ela se dissipe na atmosfera, os chineses tiveram a iniciativa de projetar uma usina solar espacial, onde a instalação pode gerar energia em 99% do tempo, sendo seis vezes mais eficiente do que uma usina terrestre.

Por toda engenhosidade que perpassa essa ideia revolucionária, parece até um projeto de ficção científica. Mas os chineses pensam, inclusive, em utilizar um grupo de robôs e impressão 3D para produzir a usina diretamente no espaço. Entretanto, a China só pretende começar a obra final entre 2030 e 2050.

Porém, antes de operar no espaço, a intenção é testar tecnologias para transmissão de energia sem fio, mantendo a alta voltagem. A proposta é que se envie eletricidade gerada pela usina por meio de micro-ondas ou até raios laser para uma base na terra, para, em seguida, distribui-la.

A pesquisa deve se estender ao logo de dez anos, com lançamento de uma pequena usina de teste ainda na década 2020, para poder desenvolver um modelo um pouco maior a partir de 2030, para se testar a eficiência do projeto.

Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/como-deve-funcionar-a-usina-solar-espacial-planejada-pela-china/